(19) 3806-3679 | 3806-6885

(19) 3806-3679 | 3806-6885

Notícias

Importância da pesquisa para as empresas

Com o mercado competitivo, nenhuma empresa quer correr o risco de perder clientes, não é mesmo? Ao mesmo tempo que ninguém deseja perder vendas, prospectá-las também é uma forma de obter mais sucesso. Fato é que os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem ser atendidos com qualidade e eficiência.

A pesquisa vem justamente ao encontro disso: ter consciência do que o consumidor final espera de determinada empresa ou de algum produto. Ao final, com os dados em mãos, será possível determinar estratégias para corrigir possíveis erros e fazer melhorias pontuais. Cabe ressaltar que temos a pesquisa de opinião, que se refere à coleta de análises de determinado grupo e à pesquisa de marketing, mais utilizada para definir problemas e soluções.

Muitas vezes, o empresário tem receio de realizar algum tipo de pesquisa para não se surpreender. Porém, essa é uma ferramenta útil e necessária para que os problemas que podem ser encontrados sejam revertidos em oportunidades de surpreender seu público e, claro, gerar mais lucro ao seu negócio.

Seria importante que, antes de se abrir uma empresa ou lançar um novo produto, os empresários recorressem a uma pesquisa de mercado para avaliar o quanto de sucesso ele poderia ter, afinal, é ela que conecta o público e a empresa, através das informações captadas. A realização dessa etapa, pouparia tantos estabelecimentos que fecham as portas poucos meses após sua abertura.

É notório que a falta de planejamento para uma organização pode ser fatal. E é isso que observamos nas ruas de nossa cidade atualmente. São centenas de pontos comerciais fechados, com placas de venda ou de aluga-se. É claro que muito disso deve-se à crise econômica que o país há anos enfrenta, mas podemos colocar a falta de planejamento como um adicional nessa situação em que vivemos.

Portanto, eu recomendo a realização de pesquisas para saber o que os clientes consideram sobre sua empresa. E é importante lembrar: a pesquisa de marketing ou de opinião é uma ferramenta para a entrada de informações e para a tomada de decisões. No entanto, não é ela que garante o sucesso do seu negócio, mas sim, seu uso correto!

 

VEJA TAMBÉM

Como fazer anúncios eficientes para Facebook

Você que tem um negócio, sabe da importância da internet para atrair possíveis clientes. Sabe mais ainda que o Facebook,…

Treinamento da equipe para fidelização dos consumidores

Conquistar esse objetivo não é uma tarefa fácil, já que envolve muitos fatores. Os funcionários estão presentes nos processos de…

Detalhes que colocam sua marca na memória

Esta semana, fui questionado por um cliente sobre a importância da marca. Optei, como resposta, em apresentar os resultados de…

A influência da embalagem na hora da compra

Muitas pessoas que vão ao supermercado fazer compras, quase sempre nunca se lembram do nome das marcas dos produtos que…