(19) 3806-3679 | 3806-6885

(19) 3806-3679 | 3806-6885

Notícias

Importância da pesquisa para as empresas

Com o mercado competitivo, nenhuma empresa quer correr o risco de perder clientes, não é mesmo? Ao mesmo tempo que ninguém deseja perder vendas, prospectá-las também é uma forma de obter mais sucesso. Fato é que os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem ser atendidos com qualidade e eficiência.

A pesquisa vem justamente ao encontro disso: ter consciência do que o consumidor final espera de determinada empresa ou de algum produto. Ao final, com os dados em mãos, será possível determinar estratégias para corrigir possíveis erros e fazer melhorias pontuais. Cabe ressaltar que temos a pesquisa de opinião, que se refere à coleta de análises de determinado grupo e à pesquisa de marketing, mais utilizada para definir problemas e soluções.

Muitas vezes, o empresário tem receio de realizar algum tipo de pesquisa para não se surpreender. Porém, essa é uma ferramenta útil e necessária para que os problemas que podem ser encontrados sejam revertidos em oportunidades de surpreender seu público e, claro, gerar mais lucro ao seu negócio.

Seria importante que, antes de se abrir uma empresa ou lançar um novo produto, os empresários recorressem a uma pesquisa de mercado para avaliar o quanto de sucesso ele poderia ter, afinal, é ela que conecta o público e a empresa, através das informações captadas. A realização dessa etapa, pouparia tantos estabelecimentos que fecham as portas poucos meses após sua abertura.

É notório que a falta de planejamento para uma organização pode ser fatal. E é isso que observamos nas ruas de nossa cidade atualmente. São centenas de pontos comerciais fechados, com placas de venda ou de aluga-se. É claro que muito disso deve-se à crise econômica que o país há anos enfrenta, mas podemos colocar a falta de planejamento como um adicional nessa situação em que vivemos.

Portanto, eu recomendo a realização de pesquisas para saber o que os clientes consideram sobre sua empresa. E é importante lembrar: a pesquisa de marketing ou de opinião é uma ferramenta para a entrada de informações e para a tomada de decisões. No entanto, não é ela que garante o sucesso do seu negócio, mas sim, seu uso correto!

 

VEJA TAMBÉM

As virtudes de cada indivíduo

  Você que me acompanha nesta coluna semanal, sabe que gosto muito de relatar minhas experiências de vida. Nesta semana,…

Registro de Marcas é demorado, mas seguro

Tenho recebido diversas consultas sobre o Registro de Marcas e resolvi escrever sobre esse tema. A identidade de uma pessoa…

Fidelize clientes para sempre lembrando datas especiais

Algumas práticas no comércio não devem mudar e sim serem aprimoradas mediante aos avanços tecnológicos. Datas comemorativas, períodos e motivos…

Como viver melhor e sem estresse

Por conta do trabalho, tenho visitado muito o Haras Classic, que vem desenvolvendo diversas atividades e tem planos ambiciosos para…