(19) 3806-3679 | 3806-6885

(19) 3806-3679 | 3806-6885

Notícias

Importância do acompanhamento para o registro de marca

Sempre digo aqui sobre a importância de se desenvolver boas e efetivas ações de marketing para o sucesso de uma empresa ou de um produto. É isso que fará com que a marca seja sempre vista e lembrada pelos seus clientes, além de prospectar novos consumidores.

No entanto, só isso não basta. Imagine você, empresário ou empresária, trabalhar arduamente para o sucesso de um negócio e ser surpreendido(a) por uma outra empresa, pedindo que você altere o nome da sua organização ou de um produto.

Dessa forma, é preciso ter o registro de uma marca, que será o seu diferencial competitivo em relação aos outros, além, claro, das vantagens que você obtém ao buscar a sua proteção.

O primeiro passo é sempre realizar o pedido de registro da marca perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Essa providência você pode fazer diretamente, sem intermediários, ou com todo o suporte de um escritório especializado. Mas saiba: esse é um processo que demanda tempo, planejamento e seguir um passo a passo que nem todos conseguem se organizar para tal.

Portanto, contratar uma empresa especializada para cuidar do seu ativo intelectual é fundamental para que você tenha sucesso na obtenção do registro. Esse registro pode ser do nome ou logotipo da sua empresa ou de algum produto específico.

É claro que não é proibido que você busque ou tente fazer todo o processo, embora eu não aconselhe. Esse processo junto ao INPI exige uma série de conhecimentos específicos, não apenas relacionados com os formulários e os códigos que devem ser preenchidos, mas com as regras contidas na legislação, o que pode representar uma tremenda dor de cabeça para você.

Com uma empresa especializada, você evita erros que poderão até motivar o indeferimento do seu pedido ou então solicitar algo que é proibido ou não tenha chances de ser concedido. Isso demanda tempo e investimentos, por isso é sempre recomendável o auxílio.

O importante de alguém específico cuidar dessa área é a questão do acompanhamento do pedido, informando-o tudo o que acontece, a cada etapa e os próximos passos. Esse trabalho de análise constante é fundamental. São muitos os processos parados por conta da falta de ações dos solicitantes.

O que muitos não saibam, talvez, seja o fato de que o processo, mesmo quando o registro for concedido, deve continuar sendo acompanhado. Nos primeiros 10 anos da duração do registro da sua marca, outras empresas poderão solicitar nulidade administrativa, caducidade ou então tentar enfraquecê-la, com pedidos de revisão, por motivos como semelhanças de nomes, por exemplo.

Outro cuidado que você deve ter é o de sempre realizar investimentos para divulgação de sua marca. Afinal, se você quer seu registro, por óbvio, você também quer sua consolidação, correto? Esse trabalho de marketing irá colaborar com a manutenção do seu registro junto aos órgãos federais.

Possui alguma dúvida sobre o assunto? Mande um e-mail para nelson@theodorojr.com.br.

VEJA TAMBÉM

A QUALIDADE DA PERSISTÊNCIA

Nessa semana que passou, em uma de minhas visitas a um cliente, aprendi mais uma boa lição. Quando cheguei na…

Uma história que parece verdadeira

Havia um um reino que, com a morte súbita de um rei, teve seu primeiro filho elevado ao trono. Esse…

A influência da embalagem na hora da compra

Muitas pessoas que vão ao supermercado fazer compras, quase sempre nunca se lembram do nome das marcas dos produtos que…

Aprendendo com os jovens

Nesta semana, quero abordar um feliz acontecimento ocorrido na última semana. Tive a honra de levar um pouco dos meus…