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Agora é a hora de buscar novos clientes!

Essa semana fui muito consultado e questionado sobre as vendas online. Perguntas como: Quantos canais temos? Quais são? Qual o mais eficaz? Qual o mais simples para iniciantes? Pois bem, vou expor minha opinião aqui, para você que me acompanha semanalmente. Atualmente temos inúmeras forma de venda, mas, sem dúvida nenhuma, a que está em destaque pela facilidade e pode ser a porta de entrada para a maioria das empresas é o Facebook.

Usar a rede social para os negócios pode ser uma excelente estratégia para ampliar as vendas de um negócio. Além de poder acompanhar as tendências e novidades lançadas pela sua marca, falar sobre dúvidas e dar sugestões em tempo real, seu consumidor pode conhecer mais sobre seus produtos e, se fizer tudo direitinho, pode até comprar diretamente pelo Facebook.

Temos duas formas para vender através dele: a primeira é com a criação de conteúdo, postando fotos, a descrição do produto e artigos que acompanhem um link direcionando a chamada para ação (seu site de vendas).

A outra maneira é usar a ferramenta do próprio aplicativo que transforma sua fanpage em uma loja online completa, mas, para isso é necessário a configuração de uma das abas para que as vendas sejam concretizadas na própria plataforma. É sempre bom saber que uma estratégia não exclui a outra, portanto, se planeje e, se achar que vale a pena apostar nessas duas formas, vá em frente!

Saiba, entretanto, que não basta apenas construir uma loja online. É necessário conhecer seu público e se comunicar com ele: conhecer o perfil de quem se interessa pelos seus produtos é muito importante.

Não estamos falando apenas de informações básicas como faixa etária, sexo ou classe social. Você precisa saber o que mais seu cliente gosta de consumir – e isso não se trata apenas de produtos, mas também quais blogs ele acessa, quais livros lê, preferências e outras questões relacionadas ao comportamento de uma forma geral.

Talvez você esteja se perguntando: mas como vou saber todas essas informações? Fazer essa pesquisa e ter acesso a essas informações ficou muito mais fácil com a internet e com as redes sociais! Após curtir sua página, você obtém dados demográficos e até mesmo comportamentais sobre esse usuário,  através do Facebook Insights, que é a ferramenta de análise de dados da rede social. Isso só vai levar um pouco de tempo para encontrar essas informações. Com isso em mãos, já será possível elaborar um cronograma de atividades para oferecer seu produto a quem realmente precisa.

Para ter bons resultados, quanto mais próximo você estiver do cliente melhor! Promova conversas para que seus fãs possam discutir sobre os produtos que você comercializa de forma aberta ou ofereça descontos para aqueles que publicarem seus comentários sobre aquilo que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra.

O Facebook, além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando e qual o nível de engajamento dos seus clientes, ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, uma ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para usuários da rede.

Você tem a opção de escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o valor disponível e objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.

Acompanhe as métricas, ao fazer a loja, ela vai oferecendo diversos dados que você precisa estar atento e com isso desenvolver ações e respostas aos dados, devido a isso é bom dispender um certo tempo para as análises e ações em sua loja. Caso você não tenha todo esse tempo, recorra a uma agência digital especializada. Mas o importante é não ficar fora desse mercado, pois você pode não estar lá, mas, certamente, seu concorrente está!

Boa semana!

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