(19) 3806-3679 | 3806-6885

(19) 3806-3679 | 3806-6885

Notícias

Na rede social, você é o que publica!

Esta semana, em conversa com uma equipe de trabalho de uma grande empresa, deparei-me com algumas questões provocadas pelas redes sociais. Dessa forma, por mais que alguns queiram dizer o contrário, você é o que publica. O seu caráter, a sua personalidade e a sua reputação no mundo social online são consequências diretas do seu comportamento nesse meio, segundo Mauro Segura.

Ele diz também acreditar que a maioria das pessoas não tem plena consciência disso. “No mundo online, somos personagens de nós mesmos, ou podemos criar personagens completamente distintos do que somos na vida real”, diz.

Seguindo essa mesma linha, faço o alerta para que, cada dia mais, tomemos cuidado com o que publicamos, com a forma com que expressamos algo, com os excessos nessas publicações, que, a seu ver, é legal, mas pode estar magoando ou agredindo outras pessoas. Posso até pensar: ‘se não gosta da minha opinião, que deixe de me seguir’. Mas as coisas não são bem assim, já que ninguém gosta de perder amizades, uma das coisas mais rara hoje em dia.

Algumas postagens que fazemos podem criar polêmicas. Às vezes, a mensagem publicada nem é reflexo do que pensamos de verdade. E segue mais um alerta: muitas vezes replicamos informações sem nos ater a sua veracidade. Um fato grave que, além de multiplicar algum dado falso, pode deixar nossa imagem negativa.

Podemos fazer uma comparação como essa: as redes sociais são parques públicos onde encontramos um número imenso de frequentadores e interagimos com essas pessoas. Respeitá-las é o mínimo que devemos fazer em qualquer ambiente social.

Agora, vamos falar como as redes sociais podem afetá-lo no trabalho. Sabemos que hoje, diversas empresas têm acesso aos perfis pessoais dos funcionários. Então, com toda a certeza, não é de bom tom desabafar sobre problemas no dia a dia do trabalho em uma rede que todos acessam. Isso se tornou muito comum e, em muitos casos, podem render uma demissão por justa causa, portanto, cuidado!

O mesmo acontece com pessoas que estão em busca de uma nova oportunidade profissional. Assim, procure apagar mensagens que possam prejudicá-lo em uma eventual seleção para uma vaga. Atualmente, com as redes sociais, as vidas pessoais e profissionais se misturaram e o grande desafio é manter-se longe de polêmicas e postagens que possam atrapalhá-lo.

Boa semana!

VEJA TAMBÉM

Não à Lei de Gérson!

Agir de forma correta é algo fundamental para se obter sucesso pessoal e profissional. Escolhas erradas, podem jogar fora todo…

Em meio à crise fazer ou não publicidade?

Incertezas pairam sobre os brasileiros, numa época em que a crise atingiu a todos, independente de classe social. Diante da…

Empresários, atenção às novas regras!

O empresário moderno deve sempre estar atento às regras que surgem e às legislações que podem ser constantemente atualizadas. Essa…

Como anda seu nome na praça?

Quando vamos a uma loja para comprar um eletrodoméstico, uma roupa, móveis ou qualquer outra mercadoria, sabemos que nosso nome…