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Notícias

Qual nosso rumo?

Essa semana, em mais uma dessas minhas visitas a clientes, o proprietário da empresa relatou uma boa experiência de gestão que desejo compartilhar com vocês, leitores. Certa vez, ele tinha identificado que membros da equipe andavam muito dispersos, desfocados e passavam o dia lendo as mensagens no Whatsapp ou navegando em páginas sem objetivo na internet.

Isso, claro, deixaria os projetos à deriva, sem sequência e, quase sempre, os prazos de entrega eram perdidos. Depois de muito refletir, foi elaborada uma estratégia para não chegar de forma autoritária e conseguir um engajamento maior da equipe.

O proprietário chamou os colaboradores em uma sala e perguntou sobre os objetivos de vida de cada um. Ele queria saber suas ambições e necessidades. Na sequência, com as respostas de cada um, ele comentou sobre a preocupação no andamento dos projetos e sugeriu que cada um fizesse uma lista das prioridades de suas atividades diárias.

Depois pediu que todos dessem notas para essas prioridades e cada um foi falando o que achava mais importante. Com a finalidade de facilitar, um dos membros sugeriu que as notas fossem de 1 a 5, sempre com a visão de importância ao cliente e assim foi feito.

Depois de mais ou menos 30 minutos, chegaram a conclusão de que tudo o que eles achavam importante, apenas três projetos eram importantes para os clientes e geravam lucro diretamente. Desta forma, os funcionários entenderam que precisavam focar naquelas atividades e diminuir ou até cortar as menos relevantes.

Com essa ação a empresa voltou a ter produtividade e as tarefas voltaram a respeitar prazo. Esse é um exemplo de como, às vezes, não basta mandar ou impor sua opinião, é necessário ensinar ou deixar seus colaboradores apreenderem. Uma boa conversa, desde que orientada, pode trazer muitos benefícios a todos.

Devemos apreender com nossa equipe e saber ouvir as mensagens. Nem sempre o patrão está correto em tudo, mas ele sabe onde “o sapato aperta mais o calo” e onde é preciso agir.

Mas uma coisa é certa: fazê-los mudar ou pedir para que vistam a camisa da empresa não é uma tarefa fácil, porém, também não é impossível. É preciso conquistá-los e é cada vez mais necessário envolver todos na solução dos problemas. Somente assim você terá uma equipe dedicada e focada, com os mesmos objetivos que o seu!

Boa semana!

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