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O Natal e a crença no renascimento

O Natal se aproxima e a data traz consigo a esperança e a crença no renascimento. É época de confraternizações, de reuniões, de harmonia. Mas, muitos pensam como ter tudo isso em meio à recessão econômica? Outros questionam a mim e a outros representantes do setor: como serão as vendas, o movimento do comércio, neste final de 2017?  As vendas de Natal? Serão condizentes com esse cenário descrito acima?

Como um otimista que sou, eu acredito que serão muito boas. Se não, excelentes; mas, boas. Sim, eu acredito. E apoio essa minha posição em estudos e pesquisas feitas com esse objetivo. Demonstram que há uma tendência de aumento nas vendas entre 4% e 5% ao volume de negócios neste ano em comparação ao mesmo período de 2016.  Além disso, o décimo terceiro salário dos trabalhadores formais de Mogi Mirim deve injetar até R$ 66,8 milhões na economia local no final de 2017.

Poderão dizer que os números são baixos. Nada animadores dentro de uma expectativa financeira. Concordo. Desde que não estivéssemos vivendo uma recuperação econômica nacional. Mas há como melhorar?  Claro que sim. Sempre há como tornar algo melhor. Como? Acredito que o empresário que apostar, principalmente, no atendimento se dará melhor nas vendas deste final de ano.

Os números mostram que o consumidor está mais confiante, mais seguro para gastar. E os gastos deverão ser no sentido de recuperação do seu poder aquisitivo. Ou seja, estará voltando a comprar produtos e marcas de sua preferência.

É, portanto, hora de o empresário também investir. E o investimento a que me refiro é em relação ao atendimento. Ao acolhimento daquele que entrará em seu estabelecimento com o intuito de gastar.  Ele gastará. Depende de você, varejista, mostrar a ele que melhor lugar para isso é seu negócio.

Como fazer isso? Ora, decore sua vitrine e o interior de sua loja. Reúna seus colaboradores para que todos percebam que melhores vendas serão benéficas a todos. Ao cliente que na hora a compra se sentiu confortável e confiante; ao colaborador que perceberá a manutenção de suas atividades e a você, empresário, que terá como aumentar seus estoques, ampliar seu negócio.

Quanto antes o comerciante consiga criar um clima de harmonia, de fraternidade, característico do Natal, mais ele conseguirá atrair o cliente para seu estabelecimento. Quanto mais houver acolhimento por parte do empresário maior será o retorno do consumidor. É uma relação de proporções iguais.

Falamos que há uma tendência de aumento nas vendas em relação ao ano passado. Isso significa que há dinheiro circulando no mercado e que o consumidor está mais confiante para gastar, para investir. Então está também na hora de trazê-lo de novo para dentro das portas das lojas e retorna-lo a ser um consumidor fiel. E no mais, desejamos ótimas compras e vendas.

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