O clima em que estamos vivemos leva muitos lojistas a venderem seus produtos pelo preço de custo, isso acontece quando falta capital de giro. Mas o ideal é fazer promoções inteligentes, aquelas que trazem benefícios para os dois lados (Cliente e Lojista).
Para elaborar uma promoção nessa linha é necessário que ela dê lucro e para isso é preciso fazer uma conta simples, o desconto ser menor que a margem de lucro do produto.
Algumas vezes, pode-se realizar promoções com margens menores, desde que se tenha a certeza de que essa promoção vai trazer para a empresa clientes que comprarão esse e outros itens fora da promoção, que contribuirão com o lucro desejado para uma saúde financeira da empresa.
As melhores promoções são as de pequena duração, a de um dia é a melhor, porque desperta a necessidade de ir imediatamente ao estabelecimento e não prejudica o andamento normal da empresa.
Divulgar a promoção na internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou de um produto em curto período de tempo, mas para fazer isso deve-se estar bem preparado para o atendimento, porque junto com as vendas, uma enormidade de reclamações de clientes insatisfeitos poderá vir à tona.
Para uma promoção eficaz, o importante é ter o cadastro dos clientes sempre atualizado, ele pode informar muito sobre o perfil do público e ainda setorizar a promoção por segmentos. Se houver um histórico de compras, muitos dados, como profissão, interesses alimentares e de vestuários serão encontrados.
O Dia das Mães está chegando, é a segunda melhor data para o comércio, organize-se com antecedência e articule uma promoção direcionada para seus clientes e faça desse comentário sua iniciativa, com isso mais pessoas estarão indicando sua loja.
Entre tantos pontos, o importante é saber que em uma promoção haverá uma perda, momentaneamente, e um ganho a longo prazo, com a fixação de sua marca na memória das pessoas e ainda solucionar uma questão de capital de giro.
Agora, para ser bem-sucedido é bom ter coragem de arriscar, quem não sabe perder também não ganha, ou se ganha é porque outros o ajudaram e quando isso acontece, na próxima vez se não tiver ajuda, vai perder e às vezes pode ser substancial, podendo demorar muito tempo para recuperação.
Pensando nisso, planeje sua ação e esteja preparado para ganhar ou perder, se perder levante a cabeça, veja onde errou, corrija sua rota e torne-se um vencedor. A diferença entre os dois casos está em suas mãos.
Nelson Theodoro Junior, Professor, Publicitário, Diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo, Secretário do Sincomercio de Mogi Mirim, Sócio da Theodoro Junior – Gestão de Marcas.
Boa Semana!
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Uma agência completa, que não tem medo de ousar. É essa a bagagem que a Theodorojr acumula nesses 23 anos em que está no mercado. Uma agência de publicidade que vai muito além de apenas cuidar de marcas: cuidamos de gente, de pessoas que batalham e que são movidas a novos desafios. E essa é a nossa maior paixão: comunicar! Surpreender nossos parceiros e seus clientes. Essa é a Theodorojr: criativa, dinâmica e cheia de ideias para apresentar a você.