Pesquisa realizada na região aponta que a maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 100,00 em compras para o dia dos Pais. Ao todo, 48% dos entrevistados dizem que o item escolhido deverá ter preço entre R$ 51,00 e R$ 100,00, 30% abaixo de R$ 51,00, de R$ 100 a R$ 200,00 10% e os itens entre R$ 201,00 e R$ 300,00, 8% de preferência, acima de R$ 300,00, apenas 4%.
Esses valores mostram que o momento do país é difícil e o poder aquisitivo da população ainda sofre, mas se o comerciante souber se organizar, garante uma boa fatia de vendas, durante esse período, os segmentos mais procurados pelos “Filhos” na pesquisa foram: o de roupas que correspondem a 62%, seguido por calçados (37%) e perfumes (12%), pelo jeito os filhos querem ver seus pais cada dia mais bonitos e apresentáveis, outros artigos também foram lembrados: artigos esportivos (4%), bebidas (4%), óculos (4%), livros (8%) e eletrônicos (8%).
Cruzei alguns dados e veja as informações importantes para nortear as futuras ações.
Os consumidores apontaram itens para a escolha dos locais de compra:
Bom atendimento (40%)
Vitrine bem arrumada (36%)
O que o pai gosta (24%)
Novos produtos (25%)
Promoções e ofertas (12%)
Propagandas na TV, internet (4%)
As ações feitas pelas comerciantes para atrair o consumidor nesse período:
Divulgação nas mídias sociais, com (59%.)
Decoração especial da vitrine (53%.)
Novos produtos (47%)
Treinamento de funcionários (36%)
Investimento em propaganda tradicional (21%)
As promoções, descontos e diversificação da forma de pagamento (1%)
Ações de bom atendimento (1%)
Analisando os resultados, concluímos que o cliente deseja é um bom atendimento, uma loja arrumada que apresente bem seus produtos, que a loja o conheça e o ajude nas escolhas dos presentes mais assertivos. O lojista está ainda na busca da fórmula certa, aposta nas redes sociais, porém esse desejo que as redes sociais façam tudo por ele, ainda não é uma realidade, o diferencial para o cliente ainda está ligado aos 4 Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, quem já estudou sabe que esse mix não pode ser esquecido, da mesma forma que a pirâmide de Maslow (os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena).
A pesquisa ainda mostrou que o cartão de crédito é a principal forma de pagamento, com 52% das respostas. Nas transações à vista, 36% dos clientes deverão utilizar dinheiro e 12%, o débito, novamente os números mostram que precisamos enxergar que as operadoras de cartão estão cada vez mais presentes em nossas vidas, em nossas empresas e precisam oferecer mais vantagens e benefícios para os lojistas e consumidores.
Planejar futuras ações é parte fundamental para uma empresa vender bem e melhor, os números ajudam a definir, não apenas como vender mais, mas também a maneira de ser assertivos na conquista e na manutenção do cliente. É aquela velha questão que deixo para refletir: se todo mundo precisa beber água, por que algumas marcas vendem mais do que outras? Por que algumas são tão mais caras?
Boa Semana!
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