Tudo pode acontecer nas Redes Sociais. Nesta semana, as atividades comerciais se voltaram inteiramente para o Dia dos Namorados, data celebrada e instituída a partir de 1948, pelo empresário João Doria, pai do atual governador paulista. Nesse clima de romantismo, os estabelecimentos se atualizam com novidades em produtos e ações, buscando o envolvimento das pessoas e gerando consumo.
Com inspirações movidas pelo 12 de junho, ideias florescem e, para serem colocadas em prática, são necessários muitos estudos e atenção aos mínimos detalhes, para que tudo aconteça do modo esperado, afinal, caso contrário, tudo pode ir para o ralo. Uma prova disso veio do programa Mais Você da última quarta-feira (12). Ana Maria Braga e equipe decidiram montar um quadro especial com um casal de namorados. Tudo bonito e maravilhoso na pré-concepção, mas, no final, o resultado foi desastroso.
No processo de escolha dos participantes, ao invés de fazer uma análise detalhada de candidatos, a equipe foi às ruas e escolheu Pedro,um garoto que passava no momento. A única condição era parar com tudo e participar da promoção. Ele gostou da ideia, pois achou que com isso traria alegria para Nicole, a namorada, mas antes avisou: ela é um pouco tímida.
Pedro então ajudou uma parte da equipe na preparação do jantar, enquanto outra foi convencer Nicole. Nesse momento já dava para identificar que problemas aconteceriam, mas continuaram. A participação da namorada só foi possível com muita insistência.
E como já era previsto, Nicole não gostou da surpresa! Fechou a cara e nada a fez sorrir. Pedro, em sua boa intenção, até tentou argumentar. Sem sucesso. Ela só pensava no que deixou de fazer para estar ali com o namorado e reforçava: “Estou cansada”. Os vídeos podem ser vistos no Gshow, procure e tire suas conclusões.
Agora, o que tem isso a ver conosco? No momento de elaborar sua promoção, tenha certeza de pensar bem e colocar os regulamentos às claras (no seu site, redes sociais, impressos, etc), para que os participantes realmente saibam o que acontecerá para não ter uma experiência dessas. Imagine esse rapaz em rede nacional ser criticado por querer fazer a namorada feliz, mas ele não entendeu que a namorada, talvez não tenha ainda discernimento para separar e aproveitar momentos únicos na vida (mas isso já é tema para outro texto).
Tenho visto muitas atividades sendo feitas à revelia, sem mostrar todas informações e como tudo hoje pode parar nas redes sociais e depois para apagar o incêndio é muito difícil.
Veja, nem mesmo nosso ministro da economia está ileso de acessos não permitidos em suas contas, o que pode ocorrer então em nossos sites, nas páginas e nas redes sociais, em que todos expõem o que desejam, por isso é preciso se precaver. Crie a promoção, divulgue nos meios, grave o sorteio, informe o ganhador e colete os documentos, informe a imprensa, conte a todos como foi. Não esconda nada, seja o mais transparente possível e a sua promoção será um sucesso.
Faça promoções, pense bem antes de colocar em prática, invista seu dinheiro de maneira correta, se não souber como, contrate alguém ou crie um conselho em sua empresa ou entidade para discutir e dívida em dois grupo, um para ver o lado positivo e outro para ver os negativos, com essa ajuda pode-se apontar os possíveis problemas e com isso prever os erros e corrigir antes que aconteçam.
Boa semana!
NELSON THEODORO JR
VEJA TAMBÉM
Uma agência completa, que não tem medo de ousar. É essa a bagagem que a Theodorojr acumula nesses 23 anos em que está no mercado. Uma agência de publicidade que vai muito além de apenas cuidar de marcas: cuidamos de gente, de pessoas que batalham e que são movidas a novos desafios. E essa é a nossa maior paixão: comunicar! Surpreender nossos parceiros e seus clientes. Essa é a Theodorojr: criativa, dinâmica e cheia de ideias para apresentar a você.