Querer controlar tudo é uma dessas invenções que ocorrem hoje. Para comprovar basta lembrarmos que na história do homem sempre existiram conquistas constantes e lentas sobre as forças da natureza. Iniciou com um pequeno mamífero inofensivo e impotente diante dos desafios do ambiente onde vivia. E aos poucos a humanidade vem conquistando espaços maiores a cada dia, progressivamente, foi descobrindo os mistérios de quase tudo que nos rodeia.
Estamos vivemos num tempo muito “zapt zupt”. Tudo acontece muito rápido e é quase impossível acompanhar. É por isso que de repente surge essa ideia mirabolante de querer controlar tudo. No fundo, o que temos é medo de sermos descartados, esquecidos e isso não se pode controlar, vai acontecer. Ninguém é insubstituível.
Agora, o problema é que nem sempre as pessoas se dão conta que controlar tudo é improvável, para não dizer impossível, nada mais é que uma bonita fantasia. Quando o indivíduo tem essa ânsia, essa busca irrealizável, acaba tendo comportamentos malsucedidos que só atraem ondas de ansiedade e outras pessoas delirantes e aproveitadoras. E como diz a psicoterapeuta, Irene Cardotti: “o controle dessa maneira, rígida, férrea, está baseado apenas no desejo de manipular pessoas e situações em nosso próprio benefício”. E lá na frente ao perceber as besteiras feitas perdem o controle e acabam frustrados.
O mundo está em constante movimento e existem centenas de fatores além do nosso pensamento, quanto mais do nosso controle. Só o fato de estarmos vivos e relacionarmos com outros seres vivos já mudam todas as expectativas. Assim, podemos olhar e ver um caminho ideal hoje e amanhã outro. A única coisa da qual temos certeza é da nossa morte. A vida, por outro lado, sempre será um rio de incertezas e de fatos inesperados.
Em nossas empresas não é diferente, devemos estar atentos, pois os caminhos mudam e é necessário nos reinventar, isso faz me lembrar da “Bomba De Fritz” antigo Detefon, nos finais dos anos 50 início dos 60, o produto era feito pela Esso, eles acreditavam que tinham o controle de tudo e se esqueceram de olhar para o futuro e perderam a passagem de um novo produto, as “Latinhas de Spray”, e foram apresentados a ela, mas não acreditaram no produto. Há Spray para tudo, hoje, e o Detefon, poucos recordam.
Precisamos então, deixar as coisas correrem, acompanhar de perto e fazendo correções próximas do assertivo e pontuais e às vezes correções integrais, no processo.
A maior sabedoria que existe é entender que ao assumir responsabilidades, é preciso foco no que se propõe, planejar, organizar e realizar. Mas também relaxar, criar e aprender com o dia a dia. Isso deixa nossa vida mais saudável e com muitas possibilidades que acabam facilitando as escolhas e as decisões. Não tentemos controlar tudo, deixemos acontecer.
Comecemos a observar o universo a nossa volta e percebamos que existem pessoas bem mais criativas do que nós. Encontremos essas pessoas dando-lhes oportunidades, assim, nos beneficiaremos com elas.
Anote no seu caderninho: quando o controle é excessivo, o tiro saiu pela culatra!
Boa Semana!
VEJA TAMBÉM
Uma agência completa, que não tem medo de ousar. É essa a bagagem que a Theodorojr acumula nesses 23 anos em que está no mercado. Uma agência de publicidade que vai muito além de apenas cuidar de marcas: cuidamos de gente, de pessoas que batalham e que são movidas a novos desafios. E essa é a nossa maior paixão: comunicar! Surpreender nossos parceiros e seus clientes. Essa é a Theodorojr: criativa, dinâmica e cheia de ideias para apresentar a você.